"A Tia Corujinha é um espaço dedicado a educadores apaixonados! Aqui, você encontra uma comunidade acolhedora, textos inspiradores sobre educação, dicas práticas, atividades criativas e planos de aula detalhados, especialmente para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Junte-se a nós e vamos construir juntos um futuro mais brilhante para nossas crianças!"

domingo, 10 de julho de 2022

Fichas musicais para trabalhar o nome das crianças.



Fichas musicais (nome das crianças).

 

Fichas musicais para trabalhar o reconhecimento do nome, fazer aquele momento de acolhida bem legal e até utilizar na hora da chamadinha. Além de agregar novas fichas para sua caixa musical e deixar ainda mais enriquecido aquele momento de musicalização.


Logo abaixo as fichas musicais deixarei a letra de algumas músicas e links do youtube.  Espero está contribuindo de alguma forma com o seu trabalho querida professora.


                      



Música: Barquinho dos nomes (canal doremipaty)

O meu barquinho vai navegar

Um lindo nome ele vai levar

Nas ondas da emoção! Uhull!!

Levo a _____________________no coração

Chuê, chuá vou com você!

Amigo(a) __________________ que bom te ver!

https://youtu.be/wGRgEtj2AtY


Música: Aviãozinho dos nomes (canal doremipaty)

Vôo pelo céu, fico a procurar

Um nome bem bonito

 pra levar pra passear

Pra baixo, pra cima

um rasante que emoção!

Quem é que eu vou levar

pra passear num avião?

É você __________________ segura coração! 

https://youtu.be/OWOfpV99_OA 



Música: Pão na casa do João

A _______________pegou pão

Na casa do João.

A ____________pegou pão

Na casa do João.

Quem? Eu não!

Então quem foi?

Foi o ________________.

https://youtu.be/XsRY5uQv82Y



sábado, 9 de julho de 2022

Trabalhando o nome em turmas de berçarios.

Dicas para trabalhar o reconhecimento do nome em berçários.

 

               Momento de musicalização

          (usando os nomes das crianças).


Para cantar e brincar sugestão da música a canoa virou. É importante que todos da turma sejam mencionados. E sempre que pronunciar o nome do bebê aponte para ele, toque-o ou direcione-se a ele para que ele perceba a quem você está se referindo.

 

 

Confeccionando o cartão do bebê.


Material necessário: cartolina branca, tesoura, cola, tinta guache na cor desejada, caneta hidrográfica, papelão, toalhas e vasilha com água, fotografia da criança no tam. 7 cm x 12 cm.

 

Vamos de mão na massa: Providencie com antecedência fotos dos bebês da sua turma. Pinte um dos pés do bebê com a tinta guache e carimbe no cartão feito com a cartolina. É importante que no momento do carimbo você fale para o bebê que o pé está em cima do papel e que o papel está embaixo do pé, você pode aproveitar este momento também para cantar a cantiga do pezinho e ao tocar os pés dos bebês fazer um gesto de carinho estimulando assim a sensibilidade tátil dos bebês. Repita o mesmo processo com todos os bebês da sua turma, fazendo sempre a higienização dos pés. Cole a foto do bebê ao lado da imagem do pé carimbado. Durante a atividade estimule os bebês a explorarem as cores, as texturas e as sensações através do contato com a tinta trabalhando assim os objetivos dentro dos campos de experiências: Traços, sons, cores e formas (EI01TS02); Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (EI01ET01).


                                Agora vem ver!

Proporcione um momento para a socialização dos cartões. Mostre para cada bebê o seu cartão destacando a imagem do pé e falando o nome e olhando para ele. Aproveite o momento para estimular a fala do bebê sempre conversando e motivando a interação com as imagens, com os outros bebês e com você também. Você pode fazer um mural, colando os cartões em um pedaço de papelão e fixando na parede da altura dos bebês. E aproveitar para trabalhar a identidade dos bebês para que eles se reconheçam como sujeitos, que participam e pertencem a um grupo desenvolvendo assim objetivos dentro dos campos de experiência: O eu o outro e o nós (EI01EO06). Escuta, fala, pensamento e imaginação. (EI01EF01) (EI01EF06).  

 

Aproveite para explorar bastante o reconhecimento do nome em cada momento.

  •  Utilize diversas cantigas em que você possa falar o nome de cada bebê.
  • Brincadeiras que o bebê possa identificar e reconhecer a própria imagem.
  •  Faça uso do espelho para mostrar o reflexo de cada bebê e fale o nome dele direcionando o olhar para a imagem refletida no espelho, observando as reações do bebê ao explorar este momento.
  • Brinque com o bebê de cadê? Achou! Sempre falando o nome cada um deles.
  • Aproveite para fazer a chamada da turma utilizando os cartões que foram produzidos. Cada bebê deverá pegar o cartão com a sua fotografia e nome.  Comemore com o bebê, aponte para a fotografia e leia o nome dele para a turma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





quinta-feira, 31 de março de 2022

Entenda a importância da musicalização na educacão infantil

 

A musicalização na educação infantil.


 

Quem já sentiu aquela sensação boa, de paz, tranquilidade e harmonia ao ouvir música? Pois é, são muitos os benefícios que a música nos proporciona. E a musicalização na educação infantil vai além do bem-estar físico mental e emocional da criança, na verdade a música torna-se uma grande aliada no processo de aprendizagem e no desenvolvimento da criança, pois estimula a concentração, a criatividade e a comunicação.

 Podemos assim dizer que a música vem a ser enriquecedora nos diversos segmentos da vida, contribuindo assim para uma formação plena do indivíduo. Diversas pesquisas mostram que as crianças que são expostas aos estímulos musicais se desenvolvem de forma mais rápida. É que as atividades musicais têm o poder de produzir transformações benéficas surpreendente na estrutura cerebral, em especial nos primeiros 6 anos de vida.

A musicalização também influencia na ampliação da autonomia e da criatividade. Ao serem inserida no universo musical é possível perceber nessas crianças um aumento da autonomia e da criatividade. O contato com ritmos, objetos sonoros e brincadeiras musicais, permite que as crianças se expressem assumindo um espaço de protagonismo.

A percepção rítmica e corporal tende a se expandir, pois a musicalização estimula as crianças a se movimentarem mais o que vem a aprimorar a sua percepção espacial, temporal e coordenação motora.

O que vem a ser a musicalização na educação infantil?

A musicalização tem por objetivo as práticas musicais e não o estudo de um instrumento. São as vivências de sons e ritmos, através de jogos, brincadeiras, recreações que as crianças aprendem sobre música. É fundamental que essas práticas sejam inseridas desde o berçário o que será uma riqueza no processo de formação da criança. Ao serem inseridas no universo musical essas crianças poderão usufruir de todos os benefícios que a música pode proporcionar.

Essas práticas diárias envolvendo a música irá sensibilizar as crianças a perceberem os sons, ritmos, melodias, harmonia e movimento assim como apreciá-los através de momentos de musicalidade.

Podemos estimular as crianças através de atividades sonoras como o brincar com objetos sonoros, produzir sons com o próprio corpo, imitar sons de animais, tocar instrumentos musicais, cantar e/ou ouvir músicas com as crianças. Investir em brincadeiras com cantigas de rodas é outra possibilidade de proporcionar momento de musicalização e despertar nas crianças o interesse por atividades musicais. Também é recomendável apresentar instrumentos musicais de diversos tipos como: violão, flauta, teclado etc.  Existem uma variedade de instrumentos feitos com sucatas como por exemplo os chocalhos que podem ser utilizados para enriquecer ainda mais os seus momentos de musicalização.

Alguns instrumentos reciclados.

Os instrumentos reciclados são muito divertidos e você pode usar sua criatividade para construir os alunos seus próprios instrumentos, no processo de construção as crianças entram em contato com o conceito de reciclagem.

Chocalhos: Podem ser feitos de latas, garrafas pet, potes variados. Colocar materiais dentro para fazer barulho como: milho, feijão, arroz etc. E pedir para as crianças decorar.


Tambor de latas: você irá precisar de latas e bexigas. Recortar as bexigas e encaixar nas bocas das latas até ficar bem esticadas. Prender dos lados e sugerir que as crianças decorem.


Alguns sons para você inserir nas atividades com sua aula de música na educação infantil.

Mãos: Bater palmas; estalar os dedos; bater em outras partes do corpo com a mão em posição variadas tornando os sons mais graves e agudos etc.

Boca: Sons com a língua; ranger e bater os dentes; Soprar (apertando os dentes “ xi, si, fu, pa”); imitar sons da chuva e do vento etc.

 

Sugestão de jogos e brincadeiras musicais

Ø Que som é esse? 

Uma criança ficará de olhos vendados e irá tentar descobrir qual o som que os seus colegas irão emitir.


Ø Qual é a música?

Uma criança irá fazer sons com a boca, sem precisar cantar as palavras, e as outras crianças irão tentar descobrir qual é a música.

 

v Adoleta:

Colocar as crianças em roda e pedir para elas sobrepor as mãos umas das outras e começar bater para um lado por exemplo (lado esquerdo) seguindo a sequência e cantando a música. Sempre que chegar no “saiu foi tu” aquela criança irá sair da brincadeira.

                                                            

Enfim não dá para questionar a importância da música na educação infantil, a música faz parte das nossas vidas e sei que você sabe disso. Então não perca tempo, pesquise se aproprie desse instrumento riquíssimo e use e abuse com seus alunos. Espero que tenham gostado deste post.

 

 

 

 


quarta-feira, 30 de março de 2022

A Magia da Caixa Musical: Sons que Transformam a Educação Infantil

A caixa musical é um recurso pedagógico lúdico e versátil, que desempenha um papel fundamental na educação infantil. Através de músicas e canções, a caixa musical estimula o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social das crianças, além de promover a aprendizagem de forma divertida e envolvente.


Fichas para caixa musical






Importância da Caixa Musical na Educação Infantil:

  • Desenvolvimento Cognitivo:
    • A música estimula áreas do cérebro relacionadas à memória, atenção e raciocínio, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo das crianças.
    • As letras das canções podem introduzir novos vocabulários, conceitos e informações, ampliando o conhecimento das crianças sobre o mundo.
  • Desenvolvimento Motor:
    • A música convida ao movimento, seja através de danças, gestos ou da utilização de instrumentos musicais simples.
    • Essas atividades auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora grossa e fina, do equilíbrio e da consciência corporal.
  • Desenvolvimento Emocional:
    • A música tem o poder de despertar emoções e sentimentos, proporcionando momentos de alegria, relaxamento e expressão emocional.
    • As canções podem abordar temas como amizade, amor, respeito e empatia, auxiliando no desenvolvimento socioemocional das crianças.
  • Desenvolvimento Social:
    • As atividades musicais em grupo promovem a interação social, a colaboração e o respeito às diferenças.
    • As crianças aprendem a compartilhar, a esperar sua vez e a trabalhar em equipe, desenvolvendo habilidades sociais importantes.
  • Estímulo à Criatividade e Imaginação:
    • A música inspira a imaginação e a criatividade, convidando as crianças a criar suas próprias histórias, personagens e movimentos.
    • A caixa musical pode ser utilizada para contar histórias, criar jogos e dramatizações, estimulando a expressão artística das crianças.
  • Conexão com a Cultura:
    • As canções folclóricas e populares presentes na caixa musical conectam as crianças com suas raízes culturais e com a história de seu país.
    • A música pode ser utilizada para celebrar datas comemorativas, tradições e costumes, fortalecendo a identidade cultural das crianças.

Em resumo, a caixa musical é um recurso valioso para a educação infantil, que contribui para o desenvolvimento integral das crianças de forma lúdica e prazerosa. Ao explorar o universo da música, as crianças aprendem, se divertem e desenvolvem habilidades essenciais para a vida.

 


terça-feira, 29 de março de 2022

Carimbo com as mãos

Para que realizar atividades com carimbo das mãos na educação infantil?

 

Educação infantil, primeira etapa da educação básica, uma fase muito importante na vida da criança é o seu primeiro contato com a experiência escolar. Logo as atividades devem ser realizadas de forma lúdica e proporcionar o desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como a ampliação das interações sociais e das capacidades linguísticas entre outras habilidades a serem desenvolvidas.

Através das atividades de carimbos com as mãos podemos trabalhar a percepção, texturas, cores e habilidades motoras podendo assim desenvolver a coordenação nos bebês e crianças, além de proporcionar estímulos sensoriais.

Ao desenvolver atividades com carimbos podemos pensar em inúmeras possibilidades como realizar carimbos em formas de animais, uma proposta que irá despertar curiosidade nas crianças e momentos de aprendizagem, ainda podemos realizar esses carimbos tanto com as mãos quanto com os pés.

O contato através das mãos em atividades com carimbo irá trabalhar a percepção tátil, visual e coordenação motora na qual bebês e crianças tem a possibilidades de explorar e manipular papéis de diferentes texturas e tintas de tipos e cores variadas.

Podemos citar como objetivos dessa atividade o estimular na criança o gosto pela fazer artístico, o desenvolver na criança a sensação do afeto, do cognitivo e da concentração. Com esta técnica de carimbo é possível criar diversos trabalhos.






Segue link de um video interessante:

Um breve resumo sobre Competências Socioemocionais


    Sabemos que a BNCC (Base Comum Curricular) é um documento que veio nortear os currículos nas escolas e garantir os direitos mínimos de aprendizagem. E no decorrer da educação básica é assegurado aos estudantes o desenvolvimento de 10 competências. 

 

   Dentre as 10 competências estão incluídas as competências socioemocionais, que são elas:

 

 8- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

9- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

10- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

 

  

Mais afinal para que desenvolver as competências socioemocionais?

    Sabemos que no nosso dia a dia nos deparamos com diferentes situações sejam elas boas ou ruins, ou apenas difíceis. Mas que nem sempre conseguimos lidar da melhor forma possível. Muitas vezes fazemos uma tempestade num copo d'agua como dizia a minha vovozinha. Outras vezes tais situações tem o poder mesmo de nos tirar do chão. Principalmente quando na infância tais habilidades de lidar com as emoções não foram desenvolvidas no indivíduo. E se tratando das nossas emoções tudo é possível.

        É importante compreender que ao trabalhar o desenvolvimento socioemocional dos nossos alunos impactaremos positivamente não só no aprendizado do aluno, mais na sua vida como um todo.

        Proporcionar o desenvolvimento de habilidades focadas na educação das emoções é essencial para que este aluno encontre suas potencialidades e pensamento autônomo, e consequentemente terá uma melhor aprendizagem e uma redução na indisciplina do aluno e/ou turma.

 Vale ressaltar que não só é possível como indispensável a realização deste trabalho socioemocional desde a educação infantil assim como por toda a educação básica.

 


Como desenvolver as competências socioemocionais?

As competências socioemocionais são multidisciplinares, ou seja, podemos trabalhar de várias formas. Portanto á inúmeras possibilidades e atividades práticas das quais o professor poderá estar fazendo com a sua turma.

 Algumas sugestões:

v Lata das emoções: Podemos utilizar a lata das emoções com vários emojis, para fazer uma breve explanação sobre as emoções, conversar com os alunos sobre a importância de reconhecer as emoções e expressarem situações que levam a determinadas emoções. A lata das emoções é um recurso incrível que podemos fazer uso de acordo com a nossa criatividade. Use e abuse deste recurso adaptando sempre a faixa etária de cada turma que irá trabalhar.

 

v Diário:  A construção de um diário irá permitir que as crianças possam pensar nas habilidades socioemocionais a serem desenvolvidas. É um ótimo recurso que podem ser construídos pelos próprios alunos. E o professor pode direcionar o uso deste recurso de acordo com objetivo da sua aula.

 

v Artes: Através da arte as crianças irão expressar sentimentos o que torna a arte um recurso riquíssimo no desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais. Ainda na arte podemos colorir mandalas uma ferramenta que irá promover o equilíbrio e o bom estado de ânimo. Entre outras possibilidades que podemos explorar através da arte.


v Dinâmicas:   A partir das dinâmicas podemos desenvolver o autoconhecimento e autoestima, trabalhar com as crianças valores, relações sociais. E são excelentes para o desenvolvimento socioemocional das crianças, sem falar que as crianças adoram.

     Em breve farei postagens com várias sugestões de dinâmicas e atividades e o passo a passo de como executar em sala de aula.






 

 

 

 


segunda-feira, 28 de março de 2022

Atividades sobre a páscoa

    

   A Semana da Páscoa é um período rico em significados e tradições, oferecendo diversas oportunidades para atividades educativas e divertidas com crianças. Aqui estão algumas sugestões para aproveitar ao máximo essa época:

Atividades Criativas e Lúdicas:

  • Caça aos Ovos:
    • Uma brincadeira clássica que pode ser adaptada para diferentes idades.
    • Esconda ovos de chocolate ou com mensagens e pistas, incentivando a exploração e a resolução de enigmas.
  • Pintura e Decoração de Ovos:
    • Use ovos cozidos ou de plástico para colorir e decorar com tintas, adesivos e outros materiais.
    • Uma atividade que estimula a criatividade e a coordenação motora.
  • Artesanato de Coelhinhos:
    • Crie coelhinhos com materiais como rolos de papel higiênico, algodão, feltro e outros.
    • Uma forma divertida de desenvolver habilidades manuais e explorar a imaginação.
  • Culinária Temática:
    • Prepare receitas especiais de Páscoa, como biscoitos em formato de coelho ou bolo de cenoura.
    • Uma oportunidade para aprender sobre ingredientes e desenvolver habilidades culinárias.
  • Contação de Histórias:
    • Leia livros e conte histórias sobre a Páscoa, explorando seus significados e tradições.
    • Uma forma de estimular a imaginação e o interesse pela leitura.
  • Mímicas de Páscoa:
    • Crie cartões com desenhos de elementos da páscoa como: coelho, ovos, cesto, etc. A criança deverá imitar o desenho do cartão.

Atividades Educativas:

  • Exploração dos Símbolos da Páscoa:
    • Discuta o significado dos símbolos da Páscoa, como o coelho, o ovo e a cruz.
    • Uma oportunidade para aprender sobre história e cultura.
  • Atividades de Contagem e Matemática:
    • Use ovos de chocolate ou outros objetos para realizar atividades de contagem e resolução de problemas matemáticos.
    • Uma forma divertida de aprender conceitos matemáticos.
  • Projetos de Reciclagem:
    • Utilize materiais reciclados para criar decorações de Páscoa, como cestas e enfeites.
    • Uma oportunidade para conscientizar sobre a importância da sustentabilidade.
  • Gincana da Páscoa:
    • Crie uma gincana com perguntas e respostas sobre a páscoa, jogos de memória com figuras pascais, etc.

Dicas Adicionais:

  • Adapte as atividades à idade e aos interesses das crianças.
  • Incentive a participação de todos, criando um ambiente acolhedor e divertido.
  • Aproveite a oportunidade para transmitir valores como união, partilha e respeito.

Espero que essas sugestões ajudem a criar uma Semana da Páscoa memorável e enriquecedora!

Atividades impressas:













Plano de Aula: Celebrando o Dia das Mães

  Plano de Aula: Celebrando o Dia das Mães Data: [Data da aula] Duração: Aproximadamente 2 horas (ajustável conforme a faixa etária) Tur...