Plano de Aula: Celebrando o Dia das Mães
Data: [Data da aula] Duração:
Aproximadamente 2 horas (ajustável conforme a faixa etária) Turma: [Nível
de ensino e idade das crianças - Ex: Educação Infantil (4-5 anos), Ensino
Fundamental I (1º ano)]
Campos de Experiências da
BNCC Abordados:
- O eu, o outro e o nós: Exploração de sentimentos,
reconhecimento da importância da figura materna, desenvolvimento da
identidade e da interação social.
- Corpo, gestos e movimentos: Expressão corporal de afeto e carinho.
- Traços, sons, cores e formas: Criação artística para homenagear as
mães.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação: Desenvolvimento da linguagem oral, da
escuta atenta e da criatividade.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e
transformações:
Compreensão da passagem do tempo e das relações familiares.
Objetivos de Aprendizagem e
Desenvolvimento (Exemplos - adaptar à faixa etária):
- (EI01EO02) Perceber as ações e as reações
de outras crianças e adultos em situações do cotidiano.
- (EI02EO01) Demonstrar atitudes e
sentimentos de valorização e respeito em relação a si e aos outros.
- (EI03EO03) Ampliar as relações
interpessoais, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
- (EI03CG05) Criar movimentos, gestos,
olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas.
- (EI03TS02) Expressar-se livremente por
meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando
produções bidimensionais e tridimensionais.
- (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e
sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e de
diferentes manifestações artísticas.
- (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou
por ditado, palavras e frases com autonomia e legibilidade.
- (EF01AR02) Explorar e reconhecer
elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor,
espaço, movimento etc.).
Recursos:
- Papel de diversos tipos e tamanhos
- Lápis de cor, canetinhas, giz de cera
- Tintas e pincéis
- Tesouras sem ponta
- Cola
- Materiais reciclados (rolos de papel,
caixas, etc.)
- Flores naturais ou artificiais
- Músicas sobre mães e família
- Livros infantis com temática materna
- Aparelho de som
Desenvolvimento da Aula:
Momento 1: Roda de Conversa
(Aproximadamente 20 minutos)
- Acolhida: Iniciar a aula com uma música suave
sobre o tema "mãe" ou "família".
- Exploração: Perguntar às crianças o que o Dia das
Mães significa para elas. Quem são as figuras maternas em suas vidas? (Mãe
biológica, avó, tia, madrasta, etc.)
- Sentimentos: Estimular a expressão de sentimentos de
carinho, amor e gratidão pelas mães.
- Leitura: Apresentar um livro infantil que celebre
a figura materna, explorando as ilustrações e a narrativa.
Momento 2: Atividades
Criativas (Aproximadamente 40 minutos)
- Opção 1: Cartão Especial:
- Orientar as crianças a
criarem cartões personalizados para suas mães.
- Incentivar o uso de
diferentes materiais e técnicas (desenho, pintura, colagem).
- Auxiliar na escrita de
pequenas mensagens (com apoio para os menores).
- Opção 2: Presente Artesanal:
- Propor a criação de um
pequeno presente utilizando materiais diversos (ex: porta-retrato
decorado com materiais reciclados, flor feita com papel ou tecido).
- Estimular a criatividade e
a coordenação motora fina.
- Opção 3: Desenho Livre:
- Oferecer papel e materiais
de desenho para que as crianças representem suas mães ou momentos
especiais com elas.
Momento 3: Expressão
Corporal e Musical (Aproximadamente 30 minutos)
- Música e Movimento: Colocar músicas alegres sobre o tema e
convidar as crianças a expressarem seus sentimentos através de gestos e
movimentos.
- Dramatização: Sugerir pequenas dramatizações de
momentos carinhosos com as mães (abraço, cuidado, brincadeira).
- Círculo de Afeto: Formar um círculo e propor que cada
criança compartilhe um gesto de carinho que gosta de receber de sua mãe ou
de oferecer a ela.
Momento 4: Finalização e
Compartilhamento (Aproximadamente 30 minutos)
- Exposição: Organizar um espaço para que as crianças
possam mostrar seus trabalhos uns aos outros.
- Mensagens: Incentivar as crianças a falarem sobre o
que fizeram e o que desejam para suas mães.
- Entrega (Opcional): Se possível, organizar um momento para
que as crianças entreguem seus presentes/cartões (se as mães estiverem
presentes) ou combinarem como farão isso em casa.
- Reflexão: Conduzir uma breve conversa sobre a
importância do amor e do respeito pelas pessoas que cuidam de nós.
Avaliação:
A avaliação será contínua e
processual, observando a participação, o envolvimento, a criatividade e a
expressão das crianças em cada momento da aula. Serão considerados os avanços
em relação aos objetivos de aprendizagem propostos, como a expressão de sentimentos,
a interação social, a coordenação motora e a produção artística.
Observações:
- É fundamental adaptar as atividades e a
linguagem à faixa etária das crianças.
- Respeitar a diversidade familiar e as
diferentes configurações de "mãe" presentes na turma.
- Envolver as famílias na atividade, se
possível, convidando-as para um momento especial na escola ou enviando
orientações para celebração em casa.
- Considerar a possibilidade de realizar a
atividade em parceria com outras turmas ou áreas do conhecimento (música,
artes visuais, etc.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário