Sabemos que a BNCC (Base Comum Curricular) é um
documento que veio nortear os currículos nas escolas e garantir os direitos
mínimos de aprendizagem. E no decorrer da educação básica é assegurado aos
estudantes o desenvolvimento de 10 competências.
Dentre as 10 competências estão incluídas as competências
socioemocionais, que são elas:
8- Conhecer-se,
apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na
diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica
e capacidade para lidar com elas.
9- Exercitar a
empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e cooperação, fazendo-se respeitar
e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10- Agir pessoal e
coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos,
sustentáveis e solidários.
Mais afinal para que desenvolver as competências socioemocionais?
Sabemos que no nosso dia a dia nos deparamos com
diferentes situações sejam elas boas ou ruins, ou apenas difíceis. Mas que nem sempre
conseguimos lidar da melhor forma possível. Muitas vezes fazemos uma tempestade
num copo d'agua como dizia a minha vovozinha. Outras vezes tais situações tem o
poder mesmo de nos tirar do chão. Principalmente quando na infância tais
habilidades de lidar com as emoções não foram desenvolvidas no indivíduo. E se
tratando das nossas emoções tudo é possível.
É importante compreender
que ao trabalhar o desenvolvimento socioemocional dos nossos alunos
impactaremos positivamente não só no aprendizado do aluno, mais na sua vida
como um todo.
Proporcionar o
desenvolvimento de habilidades focadas na educação das emoções é essencial para
que este aluno encontre suas potencialidades e pensamento autônomo, e
consequentemente terá uma melhor aprendizagem e uma redução na indisciplina do
aluno e/ou turma.
Vale ressaltar que não só é
possível como indispensável a realização deste trabalho socioemocional desde a
educação infantil assim como por toda a educação básica.
Como desenvolver as competências socioemocionais?
As competências socioemocionais são
multidisciplinares, ou seja, podemos trabalhar de várias formas. Portanto á
inúmeras possibilidades e atividades práticas das quais o professor poderá estar
fazendo com a sua turma.
Algumas sugestões:
v Lata
das emoções: Podemos
utilizar a lata das emoções com vários emojis, para fazer uma breve explanação
sobre as emoções, conversar com os alunos sobre a importância de reconhecer as
emoções e expressarem situações que levam a determinadas emoções. A lata das
emoções é um recurso incrível que podemos fazer uso de acordo com a nossa
criatividade. Use e abuse deste recurso adaptando sempre a faixa etária de cada
turma que irá trabalhar.
v Diário:
A construção de um diário irá permitir que as
crianças possam pensar nas habilidades socioemocionais a serem desenvolvidas. É
um ótimo recurso que podem ser construídos pelos próprios alunos. E o professor
pode direcionar o uso deste recurso de acordo com objetivo da sua aula.
v Artes:
Através da arte as
crianças irão expressar sentimentos o que torna a arte um recurso riquíssimo no
desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais. Ainda na arte podemos
colorir mandalas uma ferramenta que irá promover o equilíbrio e o bom estado de
ânimo. Entre outras possibilidades que podemos explorar através da arte.
v Dinâmicas: A partir das dinâmicas podemos desenvolver o autoconhecimento e autoestima, trabalhar com as crianças valores, relações sociais. E são excelentes para o desenvolvimento socioemocional das crianças, sem falar que as crianças adoram.
Em breve farei postagens com várias sugestões de dinâmicas e atividades e o passo a passo de como executar em sala de aula.
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