"A Tia Corujinha é um espaço dedicado a educadores apaixonados! Aqui, você encontra uma comunidade acolhedora, textos inspiradores sobre educação, dicas práticas, atividades criativas e planos de aula detalhados, especialmente para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Junte-se a nós e vamos construir juntos um futuro mais brilhante para nossas crianças!"

quinta-feira, 31 de março de 2022

Entenda a importância da musicalização na educacão infantil

 

A musicalização na educação infantil.


 

Quem já sentiu aquela sensação boa, de paz, tranquilidade e harmonia ao ouvir música? Pois é, são muitos os benefícios que a música nos proporciona. E a musicalização na educação infantil vai além do bem-estar físico mental e emocional da criança, na verdade a música torna-se uma grande aliada no processo de aprendizagem e no desenvolvimento da criança, pois estimula a concentração, a criatividade e a comunicação.

 Podemos assim dizer que a música vem a ser enriquecedora nos diversos segmentos da vida, contribuindo assim para uma formação plena do indivíduo. Diversas pesquisas mostram que as crianças que são expostas aos estímulos musicais se desenvolvem de forma mais rápida. É que as atividades musicais têm o poder de produzir transformações benéficas surpreendente na estrutura cerebral, em especial nos primeiros 6 anos de vida.

A musicalização também influencia na ampliação da autonomia e da criatividade. Ao serem inserida no universo musical é possível perceber nessas crianças um aumento da autonomia e da criatividade. O contato com ritmos, objetos sonoros e brincadeiras musicais, permite que as crianças se expressem assumindo um espaço de protagonismo.

A percepção rítmica e corporal tende a se expandir, pois a musicalização estimula as crianças a se movimentarem mais o que vem a aprimorar a sua percepção espacial, temporal e coordenação motora.

O que vem a ser a musicalização na educação infantil?

A musicalização tem por objetivo as práticas musicais e não o estudo de um instrumento. São as vivências de sons e ritmos, através de jogos, brincadeiras, recreações que as crianças aprendem sobre música. É fundamental que essas práticas sejam inseridas desde o berçário o que será uma riqueza no processo de formação da criança. Ao serem inseridas no universo musical essas crianças poderão usufruir de todos os benefícios que a música pode proporcionar.

Essas práticas diárias envolvendo a música irá sensibilizar as crianças a perceberem os sons, ritmos, melodias, harmonia e movimento assim como apreciá-los através de momentos de musicalidade.

Podemos estimular as crianças através de atividades sonoras como o brincar com objetos sonoros, produzir sons com o próprio corpo, imitar sons de animais, tocar instrumentos musicais, cantar e/ou ouvir músicas com as crianças. Investir em brincadeiras com cantigas de rodas é outra possibilidade de proporcionar momento de musicalização e despertar nas crianças o interesse por atividades musicais. Também é recomendável apresentar instrumentos musicais de diversos tipos como: violão, flauta, teclado etc.  Existem uma variedade de instrumentos feitos com sucatas como por exemplo os chocalhos que podem ser utilizados para enriquecer ainda mais os seus momentos de musicalização.

Alguns instrumentos reciclados.

Os instrumentos reciclados são muito divertidos e você pode usar sua criatividade para construir os alunos seus próprios instrumentos, no processo de construção as crianças entram em contato com o conceito de reciclagem.

Chocalhos: Podem ser feitos de latas, garrafas pet, potes variados. Colocar materiais dentro para fazer barulho como: milho, feijão, arroz etc. E pedir para as crianças decorar.


Tambor de latas: você irá precisar de latas e bexigas. Recortar as bexigas e encaixar nas bocas das latas até ficar bem esticadas. Prender dos lados e sugerir que as crianças decorem.


Alguns sons para você inserir nas atividades com sua aula de música na educação infantil.

Mãos: Bater palmas; estalar os dedos; bater em outras partes do corpo com a mão em posição variadas tornando os sons mais graves e agudos etc.

Boca: Sons com a língua; ranger e bater os dentes; Soprar (apertando os dentes “ xi, si, fu, pa”); imitar sons da chuva e do vento etc.

 

Sugestão de jogos e brincadeiras musicais

Ø Que som é esse? 

Uma criança ficará de olhos vendados e irá tentar descobrir qual o som que os seus colegas irão emitir.


Ø Qual é a música?

Uma criança irá fazer sons com a boca, sem precisar cantar as palavras, e as outras crianças irão tentar descobrir qual é a música.

 

v Adoleta:

Colocar as crianças em roda e pedir para elas sobrepor as mãos umas das outras e começar bater para um lado por exemplo (lado esquerdo) seguindo a sequência e cantando a música. Sempre que chegar no “saiu foi tu” aquela criança irá sair da brincadeira.

                                                            

Enfim não dá para questionar a importância da música na educação infantil, a música faz parte das nossas vidas e sei que você sabe disso. Então não perca tempo, pesquise se aproprie desse instrumento riquíssimo e use e abuse com seus alunos. Espero que tenham gostado deste post.

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Plano de Aula: Celebrando o Dia das Mães

  Plano de Aula: Celebrando o Dia das Mães Data: [Data da aula] Duração: Aproximadamente 2 horas (ajustável conforme a faixa etária) Tur...