"A Tia Corujinha é um espaço dedicado a educadores apaixonados! Aqui, você encontra uma comunidade acolhedora, textos inspiradores sobre educação, dicas práticas, atividades criativas e planos de aula detalhados, especialmente para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Junte-se a nós e vamos construir juntos um futuro mais brilhante para nossas crianças!"

sábado, 9 de julho de 2022

Trabalhando o nome em turmas de berçarios.

Dicas para trabalhar o reconhecimento do nome em berçários.

 

               Momento de musicalização

          (usando os nomes das crianças).


Para cantar e brincar sugestão da música a canoa virou. É importante que todos da turma sejam mencionados. E sempre que pronunciar o nome do bebê aponte para ele, toque-o ou direcione-se a ele para que ele perceba a quem você está se referindo.

 

 

Confeccionando o cartão do bebê.


Material necessário: cartolina branca, tesoura, cola, tinta guache na cor desejada, caneta hidrográfica, papelão, toalhas e vasilha com água, fotografia da criança no tam. 7 cm x 12 cm.

 

Vamos de mão na massa: Providencie com antecedência fotos dos bebês da sua turma. Pinte um dos pés do bebê com a tinta guache e carimbe no cartão feito com a cartolina. É importante que no momento do carimbo você fale para o bebê que o pé está em cima do papel e que o papel está embaixo do pé, você pode aproveitar este momento também para cantar a cantiga do pezinho e ao tocar os pés dos bebês fazer um gesto de carinho estimulando assim a sensibilidade tátil dos bebês. Repita o mesmo processo com todos os bebês da sua turma, fazendo sempre a higienização dos pés. Cole a foto do bebê ao lado da imagem do pé carimbado. Durante a atividade estimule os bebês a explorarem as cores, as texturas e as sensações através do contato com a tinta trabalhando assim os objetivos dentro dos campos de experiências: Traços, sons, cores e formas (EI01TS02); Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (EI01ET01).


                                Agora vem ver!

Proporcione um momento para a socialização dos cartões. Mostre para cada bebê o seu cartão destacando a imagem do pé e falando o nome e olhando para ele. Aproveite o momento para estimular a fala do bebê sempre conversando e motivando a interação com as imagens, com os outros bebês e com você também. Você pode fazer um mural, colando os cartões em um pedaço de papelão e fixando na parede da altura dos bebês. E aproveitar para trabalhar a identidade dos bebês para que eles se reconheçam como sujeitos, que participam e pertencem a um grupo desenvolvendo assim objetivos dentro dos campos de experiência: O eu o outro e o nós (EI01EO06). Escuta, fala, pensamento e imaginação. (EI01EF01) (EI01EF06).  

 

Aproveite para explorar bastante o reconhecimento do nome em cada momento.

  •  Utilize diversas cantigas em que você possa falar o nome de cada bebê.
  • Brincadeiras que o bebê possa identificar e reconhecer a própria imagem.
  •  Faça uso do espelho para mostrar o reflexo de cada bebê e fale o nome dele direcionando o olhar para a imagem refletida no espelho, observando as reações do bebê ao explorar este momento.
  • Brinque com o bebê de cadê? Achou! Sempre falando o nome cada um deles.
  • Aproveite para fazer a chamada da turma utilizando os cartões que foram produzidos. Cada bebê deverá pegar o cartão com a sua fotografia e nome.  Comemore com o bebê, aponte para a fotografia e leia o nome dele para a turma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Plano de Aula: Celebrando o Dia das Mães

  Plano de Aula: Celebrando o Dia das Mães Data: [Data da aula] Duração: Aproximadamente 2 horas (ajustável conforme a faixa etária) Tur...