"A Tia Corujinha é um espaço dedicado a educadores apaixonados! Aqui, você encontra uma comunidade acolhedora, textos inspiradores sobre educação, dicas práticas, atividades criativas e planos de aula detalhados, especialmente para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Junte-se a nós e vamos construir juntos um futuro mais brilhante para nossas crianças!"

sexta-feira, 28 de março de 2025

Plano de Aula: Dia do Índio - 19 de Abril

 

Plano de Aula: Dia do Índio - 19 de Abril

Público-alvo: Educação Infantil (crianças de 4 a 6 anos)

Duração: 5 aulas de 1 hora cada

Objetivos gerais:

  • Reconhecer a importância dos povos indígenas na formação da identidade cultural brasileira.
  • Valorizar a diversidade cultural e o respeito às diferenças.
  • Conhecer alguns aspectos da cultura indígena, como costumes, tradições e relação com a natureza.
  • Desenvolver a criatividade e a expressão artística por meio de atividades lúdicas.

Campos de experiências da BNCC:

  • Escuta, fala, pensamento e imaginação: desenvolver a oralidade, a escuta atenta e a capacidade de expressão por meio de histórias, músicas e conversas.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: explorar o mundo natural e social, reconhecendo a relação dos povos indígenas com a natureza.
  • Traços, sons, cores e formas: expressar-se por meio de diferentes linguagens artísticas, como desenho, pintura, modelagem e música.
  • Corpo, gestos e movimentos: vivenciar brincadeiras e danças indígenas, explorando o corpo e o movimento.
  • O eu, o outro e o nós: construir uma identidade pessoal e social, reconhecendo a importância do respeito e da valorização das diferenças.

Habilidades da BNCC:

  • (EI03EF01) Expressar ideias, sentimentos, necessidades e desejos em diversas situações de interação.
  • (EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
  • (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso do corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.  
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.  
  • (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.  

Recursos:

  • Livros de histórias sobre a cultura indígena
  • Imagens de diferentes povos indígenas e suas tradições
  • Materiais para desenho, pintura, colagem e modelagem
  • Instrumentos musicais (chocalhos, tambores)
  • Materiais naturais (folhas, sementes, argila)
  • Vídeos educativos sobre a cultura indígena

Desenvolvimento:

Aula 1: Apresentação da cultura indígena

  • Roda de conversa: o que as crianças sabem sobre os povos indígenas?
  • Apresentação de imagens e vídeos sobre diferentes povos indígenas e suas tradições.
  • Leitura de um livro de história sobre a cultura indígena.

Aula 2: Costumes e tradições indígenas

  • Apresentação de objetos e utensílios utilizados pelos povos indígenas.
  • Conversa sobre os costumes e tradições indígenas, como a pintura corporal, a alimentação e a moradia.
  • Atividade prática: pintura corporal com tinta natural.

Aula 3: Relação com a natureza

  • Conversa sobre a relação dos povos indígenas com a natureza e a importância da preservação ambiental.
  • Atividade prática: confecção de um objeto com materiais naturais (colar de sementes, por exemplo).
  • Vídeo educativo sobre a fauna e a flora brasileira.

Aula 4: Brincadeiras e danças indígenas

  • Apresentação de brincadeiras e danças indígenas.
  • Vivência de algumas brincadeiras e danças.
  • Confecção de instrumentos musicais (chocalhos, tambores).

Aula 5: Criação de um mural coletivo

  • Criação de um mural coletivo com desenhos, pinturas e colagens sobre a cultura indígena.
  • Apresentação do mural para outras turmas ou para os pais.
  • Roda de conversa final: o que as crianças aprenderam sobre os povos indígenas?

Avaliação:

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação e o interesse das crianças nas atividades propostas, bem como a produção de trabalhos individuais e coletivos.

Observações:

  • É importante adaptar as atividades à faixa etária e aos interesses das crianças.
  • É fundamental respeitar a diversidade cultural e evitar estereótipos sobre os povos indígenas.
  • É interessante convidar um representante indígena para conversar com as crianças e apresentar sua cultura.


Sugestão de atividades impressas:





























 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Plano de Aula: Celebrando o Dia das Mães

  Plano de Aula: Celebrando o Dia das Mães Data: [Data da aula] Duração: Aproximadamente 2 horas (ajustável conforme a faixa etária) Tur...